O primeiro passo para cozinhar: TER UMA BOA FACA

                                                  Como escolher uma faca de chef
Você precisa dos instrumentos certos que permitirão desempenhar o trabalho de um modo mais seguro e mais eficiente. Um dos primeiros passos para tornar-se um bom cozinheiro é adquirir seu kit de facas.  Para cada finalidade há uma faca diferente.
Para descascar e cortar legumes, vegetais e frutas, a melhor escolha é a faca de legumes, ela é uma faca pequena e com a lâmina curta, tem 2 a 4 polegadas.
A faca Tourné, é pequena e semelhante à faca de legumes, tem a lâmina curva para facilitar o corte em curvas.


Para partir ossos o ideal é usar um cutelo, pois sua lâmina é grande e pesada. Tem uma lâmina retangular e varia em tamanho.


Há faca específica para confeitaria, com a forma de uma espátula e bem comprida, esta é boa também para cortar frios, chamada fiambre.

A faca de pão, é a mais conhecida, comprida e com o fio ondulado.
Tem também uma faca para desossar, com lâmina rígida, fina e longa. Sua ponta é mais fina que a base que remove nervos e gorduras. Sua lâmina tem 6 polegadas.


A escolha da faca é um processo íntimo e pessoal. As facas se tornarão tão importantes quanto seus dedos, literalmente a extensão de suas próprias mãos.
A faca mais importante é a faca do Chef por ser uma faca multiuso, desempenha diversas tarefas,  indispensável em uma cozinha. Ela deve ser de lâmina de aço inoxidável por ser  fácil de afiar e não enferruja. Sua lâmina tem de 8 a 12 polegadas de comprimento.



DICAS IMPORTANTES PARA TER UMA FACA:
·         Verifique se ela é confortável ao manusear. Repare no comprimento, o comprimento afeta a maneira como ela se move na mão. Lâminas menores e mais finas são mais fáceis de se manusear, mas lâminas maiores cortam com mais facilidade os alimentos de uma só vez.  
·         Manuseie a faca com respeito. Use a faca para cortar alimentos e nunca para abrir latas, vidros, tampas de garrafas.
·         Use a faca específica para o alimento e corte desejado. Não use uma faca de pão para cortar legumes  ou uma faca de legumes para desossar um frango.
·         Mantenha sua faca sempre afiada. A faca afiada apresenta melhor desempenho seu uso é mais seguro. Aprenda a amolar sua faca. Compre junto com a faca uma chaira e uma pedra de afiação.
·         Use uma superfície adequada para cortar. Não use taboa de vidro, não cortem em pratos, metal, alumínio ou mármores, isso vai deixar cega sua faca. Sempre use tabuas de altileno ou de fibra.
·         Mantenha sua faca limpa. Após usá-la imediatamente lave-a com a parte clara da esponja e detergente. Alimentos ácidos acabam com o fio da faca. Não lave em máquina de lavar e nunca a ferva ou jogue água quente.
·          Use procedimentos seguros para manusear sua faca.  Não brinque com faca. Não gesticule com faca. Quando precisar carregar uma faca de uma área a outra. Segure-a verticalmente, com a lâmina para baixo, ao seu lado, e o fio voltado para trás.
·         Armazene sua faca em lugar adequado. Use um kit de facas, cepos ou rolos. Se guardar na gaveta, cubra a lâmina com papel bolha ou outro papel duro, para não bater em outros utensílios.


Fotos: reprodução






foto com Matéria facas: folha on line
Segue dois sites de mestres nas facas:

www.peterhammer.com.br


Para ilustrar este assunto, ai vai um episódio do programa Mesa pra dois, com Alex Atala e Flávia Quaresma, com o tema Facas:








Comentários