Ceviche

Ceviche é um prato mais emblemático da culinária andina.
Cebiche ou ceviche: as duas grafias estão corretas e existem mais duas: Sebiche e Seviche.
Em 2004, o Instituto Nacional de Cultura do Peru declarou o prato como patrimonio cultural do país e determinou que a grafia correta é Seviche. Mesmo assim, a maioria dos peruanos usa"ceviche". A origem da palavra também possui várias explicações, a mais aceita, é o método de conservar alimentos em meios ácidos, como o vinagre, de onde resulta o escabeche preparado na Espanha.
O prato, de fato, nasceu na costa peruana, quando pescadores encontraram um jeito simples de se alimentar no mar. Eles pescavam e, ali mesmo, cortavam o peixo e consumiam. Com a chegada dos espanhóis à América Latina, o limão foi acrescentado e se tornou ingrediente indispensável para o preparo do ceviche.
A receita hoje é popular em todas as regiões banhadas pelo Oceano Pacífico.
Ele pode ser feito a partir da forma tradicional, como também a partir da criatividade do chef.
A onda do ceviche, passa da novidade e já esta se tornando um costume, encontramos ceviche em vários restaurantes, assim como aconteceu com  o sushi.
Basta ter uma base como esta : peixe de boa qualidade e  fresco, suco de limão (importante ser espremido na hora, porque ele amarga), cebola (a roxa é mais suave), sal e pimenta vermelha fresca.
Com o tempo o limão e seus temperos, cozinham o peixe.
O leite de tigre é a alma do prato:
Leite porque fica esbranquiçado e de tigre porque dizem dar a força do felino para quem o consome. A alquimia não pode faltar no ceviche. Pode ser servido junto com o prato ou para ser bebido antes ou depois.  O tempo que o peixe fica no limão vai do gosto do cliente que o come.
Por ser um prato popular, cada família tem uma maneira de prepará-lo: Você pode deixa-lo bem cru, misturando os ingredientes rapidamente, ou pode deixar marinando por mais tempo, deixando o peixe mais cozido.
O importante deste prato é garantir o frescor dos ingredientes!
Ceviche é um prato leve e alegre, pode ter muitos sabores, cheiro de verão e muita cor.

Participei com minha amiga Felicia, do Programa Atualidade, da luxuosa Leticia Biguetti, preparando uma receita de Ceviche, com salmão, azeite de baunilha, maçã, alcaparras e cebola roxa.
Confiram a receita no video abaixo, e como ela mesmo diz: Façam em casa e Arrazem!






Comentários

Postar um comentário