como congelo??

O que não deve ser congelado:

1 – Ovo com casca: a casa pode estourar. Mas a clara e a gema separadamente podem ser. Lembre-se apenas de adicionar uma pitada de sal ou de açúcar à gema antes de levá-lo ao freezer.

2- maionese, margarina e seus derivados: o óleo se separa dos demais ingredientes após o congelamento.

3- Iogurte: pode ficar com aspecto de talhado após descongelar.

4- Pudins e cremes á base de amido de milho: durante a preparação o grão de amido absorve água e incha, conferindo espessura e consistência. Depois de descongelado, o amido libera a água absorvida, alterando completamente a textura do produto.

5- Gelatina: perde a textura após descongelada.

6- Hortaliças folhosas:perdem a textura crocante e murcham. Não são apropriadas para saladas, mas podem ser aproveita em sopas e recheios.

7- Legumes: para conservá-los melhor, opte por legumes não muito maduros e utilize o branqueamento antes de congelar (mergulhe na água fervendo por cerca de 1 minuto e, em seguida, em água gelada);

8- Frutas: elas sofrem alteração no sabor, textura, cor e aroma quando congeladas e não são boas para o consumo in natura. Mas, servem para fazer recheios, geléias e purês. Antes de congelar, lave e seque as frutas e elimine cascas e sementes. Coloque-as em bandejas, separadas uma das outras, envolvidas em plástico filme. 

9- Massas: elas devem estar al dente, pois, ao descongelar, ficam mole. Se tiver molho, a dica é congelar um pouco de molho no fundo do recipiente e, só depois, colocar a massa.


Fonte: casa e comida

Comentários