Quiche de massa phyllo

  • Ingredientes

  • 1 caixa de massa phyllo (congelada, encontra-se em bons supermercados)
    300 gramas de camarão limpos e sem casca
    5 alhos- poró
    1 laranja
    50 ml de vinho branco
    60 gramas de manteiga
    300 gramas de creme de leite fresco
    2 ovos + 2 gemas
    Sal e pimenta a gosto

    Modo de preparo
    1. Deixe os camarões no suco de laranja e no vinho branco marinando por 20 minutos. Lave os alhos-porós e corte as folhas verdes. Descarte as partes verdes ou use para fazer caldo de legumes. Corte as partes brancas em rodelas finas e refogue em 20 gramas de manteiga. Tire do fogo e deixe esfriar.
    2. Pré-aqueça o forno a 210° C. Derreta o resto da manteiga numa panelinha e pincele um pouco em uma forma de aproximadamente 24 cm.



    3. Escorra os camarões e reserve o liquido. Numa panelinha, ferva esse líquido da marinada (vinho+suco de laranja) em fogo alto ate diminuir de volume em 2/3. Deixe esfriar.
    4. Separadamente, numa tigela, bata levemente os ovos e as gemas com o creme de leite, o sal e a pimenta a gosto. Adicione o alho-poro, o liquido da marinada e os camarões.  Reserve enquanto prepara a forma com a massa Phyllo.
    5. Abra a massa Phyllo com cuidado. Pegue uma folha de cada vez, pincele manteiga derretida em cada folha, e forre a forma, sobrepondo cada uma, como um leque. Deixe as folhas caírem um pouco para fora. Enquanto trabalha com uma folha, deixe as outras cobertas por um pano umedecido pois a Phyllo resseca muito rápido e fica impossível de manusear.
    6. Quando a forma estiver pronta, ponha o creme de camarões. Dobre as pontas que tiverem sobrado para fora por cima, como um envelope. Leve ao forno até dourar, aproximadamente 25 minutos. Sirva com uma salada verde ou uma salada de tomates regada com um fio de azeite.

    Comentários