Berthillon - O sorvete mais antigo de Paris


Provei o Sorvete da Berthillon e amei. Pouca gordura e muito sabor. 
Pesquisando na internet achei uma matéria, no blog Cristina Mello, falando exatamente como chegar na mais antiga sorveteria de Paris, então resolvi copiar ( algumas partes ) para poder marcar este local para que todos possam conhecer.
O sul da ilha, com o Quai d’Orléans, visto da Ponte de la Tournelle.
île Saint-Louis é uma ilha situada em pleno coração de Paris, no 4°arrondissement, atrás da Catedral de Notre-Dame de Paris. Foi assim denominada em homenagem a Luís IX, tendo sido renomeada île de la Fraternité (“ilha da Fraternidade”), durante a Revolução francesa.
Anteriormente apelidada “ilha dos palácios”, em razão do grande número de mansões ali existentes, resultou da reunião da île aux Vaches (ilha das Vacas), a leste, com a ilha de Notre Dame, a oeste. Começou a ser urbanizada durante o reinado de Henrique IV .
Nem à margem direita nem à margem esquerda, mas cercada pelas águas do Rio Sena; a Ilha de São Luis é um enclave de calma aos fundos da Catedral Notre-Dame, no coração de Paris.
Vizinha à Ilha de La Cité, o berço da galo-romano Lutetium Parisiorum, a Ile Saint Louis tem uma área de 11 hectares. A origem do relevo fluvial é um aterro justaposto a zona de pastagens da época medieval, situação que deu origem ao primeiro nome, Ile aux Vaches, a Ilha das Vacas.
A ilha tem a forma de um paralelogramo cuja face mais longa mede 525 metros e a mais curta, 250 metros. Uma linha imaginária de uma extremidade a outra da ilha, e de orientação Sudeste à Nordeste, mediria 700 metros. Uma cruz divide a ilha em quatro partes iguais. A maior rua, a Rue Saint Louis en l’Ile e a Rue des Deux Ponts cujo início e o fim são duas pontes. As pontes que em outros idos se cobrava pedágio para atravessar, ligam a ilha ao “continente”: Pont Marie e Pont de La Tournelle.
Pont Marie
Pont  de la Tournelle
Era um pântano que se transformou no século XVII em uma elegante área residencial, endereço de artistas e de milionários. Dá para percorrer tudo em poucos minutos.
É um passeio imperdível! Tem oito ruas e quatro cais “quais”.
Comece pela Rue de St Louis-en-Île, que corta a ilha, e veja os hotéis, as lojinhas de guloseimas, com chocolates que parecem obras de arte, as vitrines das boulangeries (padarias), as vitrines de queijos (uma loucura a variedade!). 
Nessa rua fica também a sorveteria mais conhecida de Paris, a Berthillon.


Berthillon é a mais famosa maison glacier de Paris.
 Considerado o melhor sorvete de Paris por muitos franceses e com razão, os sovertes são deliciosos.
 Instalada na charmosa rue de Saint-Louis en l’Île, tornou-se uma verdadeira referência quando se fala na Île Saint-Louis.
 A casa foi fundada em 1954 por Raymond Berthillon e em 1961 já havia sido mencionada pelos emblemáticos jornalistas Gault e Millau no Guide de Paris
Ainda hoje a Berthillon permanece uma empresa familiar, mas além da famosa sorveteria com salão de chá na Île Saint-Louis, dispõe de mais de uma centena de pontos de revenda autorizados na região de Île-de-France.

Segundo o guia The Ten Best of Everything, The Ultimate Guide for Travelers de Nathaniel Lande, a Berthillon figura entre as 10 melhores sorveterias do planeta. Além de turistas , a casa costuma atrair celebridades francesas, como o cantor GeorgesMoustaki e a atriz de cinema Carole Bouquet – que costumam aparecer por lá sem muita cerimônia. Mas badalação à parte, o que faz mesmo a diferença na Berthillon é o sabor pronunciado do sorvete.
 Apesar de contar com uma respeitosa gama de sabores tentadores, é o sorvete de morangos silvestres (fraises des bois) que há mais de meio século é considerado o carro-chefe da casa.


 
Isso devido a sorveteria Berthillon, estabelecimento responsável por filas de espera que dobram esquina durante todas as estações.
Dizem que no verão esta sorveteria fecha, mas fui em julho (de 3 a 18) e para a minha felicidade estava aberta.

Esta foto era de mexerica e damasco (abricot) ,  os dois sabores são ótimos.
Em um outro dia, provei o de morangos silvestres (fraises des bois)  e chocolate, estes são maravilhosos!



Berthillon
31,Rue Saint- Louis en l’île,   75004 paris
Tel: 01 43 54 31 61
Metrô: Pont-Marie linha 7
www.berthillon.fr

Comentários