Melhor bolo de brigadeiro do mundo

RECEITA DO BLOG COZINHA PEQUENA.
- 6 ovos;
– 4 e 1/2 colheres de sopa de manteiga derretida;
– 1 colher de chá de extrato de baunilha;
– 200g de açúcar;
– 60g de cacau em pó (cacau puro, não chocolate em pó!);
– 90g farinha de trigo;
Leve uma panela com água para o fogo, onde caiba a tigela da batedeira. Enquanto isso, unte três assadeiras de 20cm de diâmetro e reserve. Peneire a farinha e o cacau em pó juntos, por três vezes e reserve também. (Sim, três vezes! Parece muito, mas essa etapa é importante para fazer o melhor bolo de brigadeiro!).
Leve a manteiga numa panela até que ela derreta, tomando cuidado para não queimar. Tente deixar ela em um local aquecido, para ela não endurecer novamente, como por exemplo, perto da panela onde a água está fervendo.
Coloque os ovos e o açúcar na tigela da batedeira e leve em banho maria, mexendo constantemente com um fouet, até que a mistura atinja 40ºC, usando um termômetro culinário. Se você não tiver um termômetro, teste se está bom pegando um pouco da mistura e esfregando-a entre os dedos. A mistura deve estar lisa e homogênea e os grãos de açúcar devem ter se dissolvido por completo.
Feito isso, retire a tigela do banho maria e leve para a batedeira. Bata a mistura até que ela triplique de volume. Para testar se você já bateu o suficiente, levante o batedor da batedeira: a massa quando cair, deve formar fitas na superfície e não afundar.
Coloque 1/3 da mistura de farinha e cacau nos ovos batidos, e com o auxílio de um pão duro, agregue delicadamente, de baixo para cima, até que se misture por completo. Repita esse processo por mais 2 vezes.
Adicione o extrato de baunilha na manteiga derretida reserva e misture. Em seguida, coloque 1 xícara aproximadamente de massa na panela com a manteiga derretida. Misture bem, até que fique bem homogêneo. Em seguida, verta essa mistura na massa, e mexa delicadamente, de baixo para cima, até agregar.
Divida a massa igualmente entre as três assadeiras e leve ao forno pré-aquecido em 180ºC até que os bolos fiquem assados. Para confirmar se está assado, faça o teste do palito. Retire do forno, espere esfriar por uns 10 minutos mais ou menos, dentro da própria assadeira, e em seguida desenforme o bolo sob uma gradinha e reserve até que esfrie por completo.
Depois de totalmente frio, você pode embrulhar o bolo em plástico filme e guardar por até 3 dias na geladeira ou congelar por 3 meses no freezer. Para descongelar, retire os bolos do freezer e coloque sob a bancada, até que ele fique na temperatura ambiente.
Brigadeiro do Lê (suficiente para cobrir e rechear um bolo com 3 camadas de 20cm)
- 2 latas de leite condensado;
– 200g de chocolate ao leite picado;
– 3 colheres de sopa de cacau em pó PENEIRADO; (é muito importante peneirar o cacau, senão ele não vai se dissolver por completo e o brigadeiro vai ficar com pontinhos de cacau não dissolvido)
– 2 colheres de sopa de leite em pó;
– 3 caixinhas de creme de leite (600g);
– 2 colheres de sopa de manteiga;
Coloque todos os ingredientes numa panela, menos a manteiga, e leve ao fogo mínimo, mexendo constantemente até que fique em ponto de brigadeiro. Desligue o fogo, adicione a manteiga e mexa até ela se derreter por completo. Coloque o brigadeiro num prato e reserve até ele esfriar por completo.
Calda para molhar o bolo:
- 150g de açúcar;
– 200ml de água;
– 1 pau de canela;
Coloque todos os ingredientes numa panela e leve ao fogo até que levante fervura e o açúcar se dissolva totalmente. Desligue o fogo e reserve até que esfrie.
Montagem:
- granulado de chocolate;
Coloque um disco de massa no prato de servir. Molhe bem a massa com a calda e em seguida, cubra com uma boa camada de brigadeiro. Repita o processo com as outras camadas e por fim, cubra todo o bolo com o brigadeiro. Finalize cobrindo todo o bolo com o granulado e limpando o prato onde o bolo será servido.


Comentários