Se você faz receitas do Quarta Feira, envie a foto da sua preparação na página do facebook:

quinta-feira, fevereiro 18, 2016

Pamonha doce recheada com queijo minas


pamonhadoce
Quitute muito apreciado em Goiás, a pamonha doce é, pra mim, um alento pra alma! Fica ainda mais gostosa se recheada com um pedação de queijo minas.
Ingredientes
  • 12 espigas de milho verde, grandes, com palha
  • 500 ml de leite
  • 1/2 xícara de óleo de milho (240 ml)
  • 1 colher (sopa) de manteiga sem sal em temperatura ambiente
  • 1 colher (chá) de sal
  • 2 xícaras de açúcar cristal
Como fazer
Faça um corte em toda a volta da base de cada espiga e separe as palhas grandes, flexíveis e boas para o invólucro. Tire os cabelos da espiga.
Num ralo grande, rale cada espiga até chegar ao sabugo. Coloque 1 litro de leite morno numa tigela e vá molhando nele cada sabugo e raspando bem forte com uma colher para tirar todos os corações do milho. Despeje todo o leite na massa de milho e tempere com o óleo, a manteiga amolecida, o sal e o açúcar. Misture bem.
Para conferir o tempero, pegue umas duas colheres da massa, coloque numa panelinha e leve ao fogo para engrossar. Só então prove e veja se precisa adicionar mais sal ou açúcar a seu gosto. Deve render cerca de 2 quilos de massa.
Lave as palhas em água corrente e as passe em água fervente. Pegue palhas de boa largura (algo como 14 centímetros a parte mais larga), apóie três dedos na parte de dentro e enrole, fazendo uma bolsinha, usando os três dedos para prender a parte que transpassa. Com a outra mão, dobre o bico, parte de baixo, para cima para fazer uma canequinha, onde será colocada a massa de milho até a borda. Com a outra mão, faça outra bolsinha igual, por cima daquela que está cheia, deixando a abertura e a dobra do outro lado. Apóie a pamonha num prato e amarre com o cordão de palha de milho seca, apertando bem (sem espremer, é claro).
Enquanto faz, vá colocando os pacotinhos numa panela grande com água fervente. Quando todas estiverem lá, forre a superfície da panela com palha verde e cubra com sabugos até formar uma tampa. Isto vai ajudar a cozinhar de forma homogênea e evitar que as pamonhas boiem. Elas estarão prontas quando a palha começar a ficar amarelada. Leva cerca de 45 minutos. Rende 16 pamonhas.
Fonte: gastrolandia

Nenhum comentário:

Postar um comentário