Se você faz receitas do Quarta Feira, envie a foto da sua preparação na página do facebook:

sábado, março 21, 2015

Bolo Chiffon de Chocolate

Massa:
6 ovos grandes ( separados clara e gema – gema peneirada)
350g de Açúcar refinado (aprox 2 xic)
250g de Farinha de trigo ( aprox. 2 xic)
7 g de fermento em pó ( aprox. 1 colher de sopa)
50g de chocolate em pó ( aprox ½ xic)
120ml de óleo de Canola (aprox ½ xic)
240ml de Àgua filtrada ( aprox. 1 xic)

Modo de preparo:
1.Separe as claras das gemas, adicione na batedeira as claras e peneire as gemas sobre as claras. Bata em velocidade baixa por 3 minutos, depois aumente gradativamente até a velocidade máxima para que os ovos dobrem de volume.
2.Com a batedeira em velocidade baixa, adicione o açúcar aos poucos para que a massa não abaixe e perca  a aeração obtida no processo anterior. Bata em velocidade alta por cerca de 3-5 minutos.
3.Em um recipiente, peneire a farinha de trigo com o fermento e reserve.
4.Verta sobre os ovos emulsionados o chocolate em pó e misture com o auxílio da batedeira em  velocidade média até obter uma massa homogênea, cerca de 2 minutos.
5 Adicione então o óleo e a água de uma só vez e bata em velocidade baixa até ficar homogêneo.
6. Ainda em velocidade baixa acrescente a farinha de trigo com fermento previamente peneirado aos poucos e bata até homogeneizar.
*Unte forminhas individuais de Petit Gâteau ou forminhas de Cupcakes com manteiga e farinha de trigo com cacau e verta a massa obtida cobrindo ¾ da forma.
Leva para assar em forno pré-Aquecido 180ºC por cerca de 20-35 min ( O tempo pode variar de acordo com cada tipo de forno, aconselha-se fazer o teste do Palito.)
Após o período de 25 minutos de cocção, deve-se espetar um palito no bolinho, se sair limpo está assado, do contrário, deixar mais alguns minutos e repetir o procedimento.
Deixe os bolinhos esfriarem, retire das forminhas e reserve.

Cobertura:
200 ml de Creme de leite fresco (pode ser substituído por chantilly)
90g de Açúcar
Essência de Amêndoas (ou outra essência a gosto)
Quanto baste de Morangos frescos

Decoração:
Após os bolinhos frios, com auxílio de uma manga de confeiteiro, faça pitangas de chantilly sobre os bolinhos e decore com os morangos cortados ao meio.
Obs: Podem-se rechear os bolinhos, parte então da criatividade de cada um dar asas à sua imaginação e desenvolver novas receitas a partir dessa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário