Pão de semolina com cerveja


  • 300 gramas de semolina;
  • 200 gramas de farinha de trigo integral;
  • 10 gramas de fermento em pó seco (ou 15 gramas de fermento fresco);
  • 20 gramas de açúcar mascavo;
  • 300 ml de cerveja preta 
Misture o fermento com a cerveja e metade da farinha de trigo integral; Deixe por 15 minutos.
Em uma mesa ou balcão, faça um monte com as farinhas, o açúcar e o sal, muito bem misturados. Faça um buraco no centro deste monte.
Devagarinho, despeje a mistura de fermento. Com uma mão, vá trazendo a mistura de farinhas para o centro, agregando tudo. 
Agora, é hora de sovar. Empurre a massa para frente e para trás, com bastante vigor. Dobre, empurre novamente. Faça isso por uns cinco minutos. A massa não grudará tanto nos dedos e estará bem elástica neste ponto. Isso se deve ao desenvolvimento do glúten da farinha, que é o que mais importa neste momento. Por isso, tanto vigor ao sovar a massa.
Faça um formato de bola, alguns talhos na parte superior (isso ajuda a crescer mais rápido) e despeje um pouquinho de farinha por cima. Deixe descansar pela primeira vez, por 1 hora, 1 hora e meia. A massa deverá dobrar de tamanho.
Depois da massa ter dobrado de tamanho, abra a massa retirando o ar, e boleando.
Modele a massa do jeito que você desejar. Deixe crescer por mais 1 hora. Pré aqueça o forno a 250 graus.
Passado o tempo do segundo crescimento, leve o pão ao forno. Se quiser uma casquinha mais crocante, coloque uma forma com água na parte inferior do forno, para formar vapor. Em meia hora, aproximadamente, você terá um pão espetacular.

Comentários