Focaccia com tomate

Faça a esponja:
  • 200 ml de água à temperatura ambiente (se estiver gelada, ou o dia estiver frio, aqueça um pouquinho);
  • 150 gramas de farinha de trigo;
  • 1 envelope de fermento biológico seco (10 gramas).
Em uma vasilha média, misture os ingredientes. Cubra com um pano e deixe à temperatura ambiente, por 1 hora. Dê uma mexida em tudo e aí deixe descansar mais 1 hora.
Ao final do tempo, a massa deve estar borbulhando e ter dobrado de altura.
Para a massa você precisará de mais esses ingredientes:
  • 150 ml de água à temperatura ambiente;
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva, mais um tanto (umas duas colheres de sopa) para trabalhar a massa;
  • 375 gramas de farinha de trigo;
  • 1 colher de sopa de açúcar;
  • 1 1/2 colher (chá) de sal;
Coloque a água e o azeite junto ao pré-fermento e bata até que fiquem bem misturados.
Adicione a farinha, o açúcar e o sal e bata bem a massa. Aqui, você pode usar uma batedeira das fortes ou máquina de pão, caso você tenha. Sove por uns 5 minutos, obtendo uma massa bem macia e pegajosa. Deixe descansar por mais 10 minutos.
Coloque uma colher de sopa de azeite numa superfície e trabalhe a massa, abrindo-a e dobrando-a como se fosse um envelope, por umas três vezes. O azeite vai evitar que a massa grude nas suas mãos. Deixe a massa descansar por 2 horas.
Abra a massa com as mãos mesmo e coloque-a numa assadeira retangular untada com um pouquinho de azeite. Não se preocupe se a massa tornar à encolher. Cubra a massa com um pano e deixe-a descansar por mais 20 minutos. Já deixe o forno pré-aquecendo à uns 220 – 230 graus. 
Pegue os cantos da massa e estique-os até que atinjam os cantos da assadeira, e aí sim coloque o recheio que você quiser. Pra essa, eu usei dois tomates bem vermelhos fatiados, algumas azeitonas e um pouco de parmesão. Jogue um fio de azeite e um pouco de sal grosso por cima de tudo e leve ao forno por meia hora, virando a assadeira na metade do tempo.
Retire do forno e deixe esfriar um pouco, em cima de uma gradinha. Jogue algumas ervas por cima de tudo e sirva. Vai ser sucesso!
Focaccia Tomate Azeitona e Ervas 03
Fonte: cozinha pequena

Comentários

Postagens mais visitadas