Café da manhã de Natal















Sugestão de Cardápio:

Ovo poché com torradas
Ingredientes
1 litro de água
2 ovos extragrandes
1 colher (sopa) de vinagre branco
Sal e pimenta-do-reino moída a gosto
4 folhas de papel absorvente
4 fatias de pão de forma torradas


Modo de preparo
Leve a água ao fogo em uma panela pequena. Quando chegar ao ponto de fervura, baixe o fogo para o mínimo. Adicione o vinagre e uma pitada de sal. Com uma colher, mexa o centro da panela, eliminando as bolhas do fundo e criando um espaço para o ovo. Quebre o ovo diretamente na panela, o mais próximo possível da água. Com a ajuda de uma colher, empurre delicadamente as pontas soltas da clara para o centro do ovo. Deixe cozinhando em fogo mínimo por três minutos para obter gema mole e cinco para uma mais consistente. Retire com uma escumadeira e coloque sobre papel absorvente. Transfira para um prato, tempere com sal e pimenta e sirva com fatias de pão torradas.



Panqueca americana
Ingredientes
225 g de farinha de trigo
15 g de fermento em pó
1 pitada de sal
400 ml de leite
3 gemas
110 g de manteiga derretida
Geléia de frutas, maple syrup ou creme azedo a gosto


Modo de preparo
Misture os ingredientes secos, depois adicione o leite, as gemas e por último a manteiga derretida. Bata bem até ficar bem homogeneizado. Utilize uma frigideira antiaderente, própria para panqueca. Aqueça levemente a frigideira, coloque uma concha cheia da massa e deixe em fogo baixo até que a parte de cima seque e a parte de baixo esteja dourada. Utilize uma espátula para virar a panqueca e deixe cozinhar mais um pouco. Sirva com geléia de frutas, maple syrup ou creme azedo.



Bolo de fubá
Ingredientes
2 colheres (sopa) de manteiga
3 gemas
200 ml de leite condensado
200 ml de leite de coco
2½ xícaras (chá) de fubá refinado
1 colher (sopa) de fermento em pó
3 claras em neve
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado


Modo de preparo
Bata a manteiga e junte as gemas e o leite condensado. Bata por aproximadamente 20 minutos na batedeira, em velocidade média, até obter uma consistência cremosa. Acrescente o leite de coco, o fubá e o fermento peneirados, mexendo delicadamente. Adicione as claras em neve e o queijo ralado. Leve ao forno pré-aquecido em 180ºC, em forma untada, por cerca de 20 minutos.
Muffins de amora com coco ralado
Ingredientes
150 g de manteiga
½ colher (chá) de sal
260 g de açúcar
2 ovos
8 colheres (sopa) de leite
290 g de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento em pó
2 xícaras de amora
1 xícara de coco ralado



Bata a manteiga, sal e açúcar até obter um creme claro. Una os ovos ao leite e acrescente à mistura. Adicione a farinha de trigo e o fermento peneirados. Acrescente a amora e o coco ralado. Coloque a massa em forminhas de papel próprias para muffins. Preencha com a massa até 2/3 da forminha e leve ao forno moderado (180ºC) até dourar.

Tartellete de frutas Vermelhas


Ingredientes
50 g de amido de milho
500 ml de leite
120 g de açúcar
1 ovo
5 gemas
1 fava de baunilha
¼ de colher (chá) de essência de baunilha
50 g de manteiga gelada cortada em cubos
150 g de framboesa
150 g de morango
150 g de amora
20 forminhas prontas de massa doce


Modo de preparo
Dissolva o amido de milho em 100 ml de leite. Acrescente o ovo e as gemas. Misture bem até obter um creme claro. Leve para ferver o restante do leite, o açúcar, a fava e a essência de baunilha. Desligue o fogo e incorpore o leite na mistura de ovos. Retorne tudo ao fogo médio e mexa até engrossar. Retire do fogo e acrescente a manteiga, mexendo até dissolvê-la por completo. Leve à batedeira em velocidade baixa até esfriar. Peneire o creme e coloque em uma vasilha, cobrindo com filme plástico. Refrigere. Coloque o creme em um saco de confeiteiro com bico redondo e preencha a base das forminhas. Cubra com framboesa, morango e amora.

Cookie de chocolate e chá preto

rende: 15 unidades 


Ingredientes
• 100 g de manteiga sem sal
• 50 g de açúcar cristal orgânico
• 100 g de açúcar mascavo
• 1 ovo inteiro
• 1 colher (chá) de cinnamon orange spice moído (chá preto, laranja e canela)
• 170 g de farinha de trigo
• ½ colher (chá) de bicarbonato de sódio
• 150 g de chocolate ao leite 45% de cacau
• 100 g de nozes picadas


Modo de preparo
Bata a manteiga e os açúcares. Junte o ovo, a farinha, o sal, o bicarbonato e o chá. Adicione o chocolate e as nozes. Unte uma fôrma. Preaqueça o forno a 190 °C e asse até dourar. Sirva quente com uma bola de sorvete de baunilha.



Rabanada

1 litro de água
250 ml de vinho do Porto
1 pau de canela
150 ml de mel
4 baguetes médias
1 litro de leite
6 ovos batidos
Óleo para fritar


Faça uma calda levando à fervura a água, o vinho do Porto, a canela e o mel. Cozinhe por cerca de dez minutos. Corte as baguetes em rodelas de aproximadamente 1 cm de espessura. Deixe-as de molho no leite por alguns instantes e logo passe-as nos ovos ligeiramente batidos. Aqueça o óleo em uma frigideira e frite as fatias de pão até atingirem uma tonalidade caramelo-escuro (para tanto o óleo não deve estar muito quente). Deixe secar, uma a uma, em papel absorvente. Quando frias, regue as rabanadas com a calda e reserve na geladeira. É melhor quando consumida após algumas horas.




Fonte: martha stewart,  pottery barn, 79 ideas e revista estilo de vida

Comentários