semifredo de morango

Semifreddo é, uma sobremesa de origem italiana, cuja tradução é semicongelado, algo próximo de um sorvete, mas que não é sorvete por ter uma textura diferente, ele é deve ser congelado em formas ou assadeiras.



Ingredientes

3 ovos

2 gemas

1 colher de sobremesa de baunilha

1 copo de açúcar (220 g)

2 copos de creme de leite fresco (500 ml)

600 gramas de morangos

2 colheres de sopa de açúcar

 

Modo de Preparo:

1º) Lave os morangos e depois corte os cabinhos. Não inverta a ordem pois se lavar os morangos depois de cortar os cabinhos, eles ficarão encharcados de água. Ponha os morangos na vasilha do processador, adicione 2 colheres de açúcar e processe até formar uma calda. Reserve.
2º) Numa vasilha grande, ponha os ovos, as gemas, um copo de açúcar e a baunilha. Em uma panela média, com 3 dedos de água  ponha a vasilha em banho-maria em fogo médio. A vasilha não deve tocar a água. Usando uma batedeira elétrica manual, ou um fouet (força nos braços!), bata o creme sem parar por uns 6 a 8 minutos, até ele triplicar de volume e formar uma mousse leve e clarinha. Cuidado para não deixar de bater o creme, pois as gemas correm o risco de cozinhar!
3º) Retire a vasilha do banho-maria e continue batendo até o creme esfriar (mais uns 6 a 8 minutos).
4º) Depois, bata o creme de leite fresco em ponto de chantilly, e adicione delicadamente ao creme de ovos. Despeje a mistura num pirex.
5º) Com cuidado, vá entornado o creme de morangos por toda a superfície do creme. Pegue uma faca ou um palito, e faça desenhos circulares, tomando cuidado para fazer movimentos de baixo para cima (como a calda de morangos é mais pesada, ela afunda no creme).
6º) Leve ao freezer por no mínimo 6 horas. Retire do freezer e ponha na geladeira 30/45 minutos antes de servir.





fonte: minha filha vai casar

Comentários