Fattoush



Outras possibilidades clássicas para o fattoush são pimentão vermelho grelhados, azeitonas pretas chilenas, rabanetes, lascas de parmesão, e cebolinha. Ihhh, me deu água na boca!
Essa salada serve 3 a 4 pessoas.


Ingredientes
2 pães sírios pita integrais
1 ou 2 dentes de alho (eu uso 1 dente pois não sou  muito fã de alho crú)
1 pitada de sal
1 limão (suco)
1 colher de sobremesa de sumac*
½ copo de azeite extra-virgem
1 alface americana
2 tomates bem maduros, picados
2 pepinos, descascados, picados (eu uso o pepino japonês)
½ copo de hortelã picada
½ copo de salsinha picada

* o sumac é encontrado nas lojas de produtos do Oriente Medio

Modo de preparo
1. Pré-aqueça o forno a 200°C. Corte os pães em quadradinhos, ponha numa travessa e leve ao forno por uns 8 minutos ou até estar levemente tostados. Vigie de perto pois queima rápido! Retire do forno e reserve.
2. Lave e seque bem a alface americana. Corte em pedaços não muito pequenos e ponha numa vasilha grande. Junte o tomate picado (eu gosto de tirar as sementes), e os pepinos picados do mesmo tamanho que os tomates. Lave as folhas de hortelã e a salsinha. Pique grosseiramente e junte aos outros ingredientes. Por fim, junte os pedaços de Pitta tostados.
3. Num pilão, soque o dente de alho e o sal. Acrescente o sumac e forme uma pasta. Adicione o azeite e o suco de ½ limão. Prove e se achar necessário, ponha mais suco. Eu gosto de bastante limão.


4. Quando for servir, tempere a salada com o molho. Essa salada fica gostosa bem úmida. Sirva imediatamente.

Fonte: Simplesmente Delicia

Comentários

Postagens mais visitadas