Pesto de hortelã com manjericão!

Esécialidade da cidade de Gênova, na Itália, é um molho cru, feito com manjericão, alho, queijo pecorino e pignoli picado, amassados juntos e temperados com sal e bastante azeite. É excelente acompanhamento para massas.
O nome pesto deriva do verbo pestare, “amassar”.
Sua história remonta à Grécia Antiga, onde já se fazia uma pasta de manjericão para dar sabor ao vinho. Em 1992 foi fundada, na Ligúria, a Confraternita del Pesto, fraternidade de “cavalheiros do pesto” que defendem a correta proporção dos ingredientes.
A confraria só admite queijo Parmigiano-Reggiano (4 colheres), acrescido de duas colheres de pecorino. Manjericão, apenas do tipo Pra (Ocimum basilicum) e folhas de não mais que 3 cm (2 xícaras). Mais azeite extravirgem (6 colheres). Pinoli (2 colheres), um dente de alho e sal.

Com esta receita eu seria expulsa da fraternidade!rsrsrsrsr


Seguindo a linha de receitas que adotei para publicar no blog, gostosa e fácil, fiz um pesto de hortelã com manjericão, pouco azeite e amêndoas.
Este molho é perfeito para acompanhar uma massa, uma polenta mole, batatas salteadas ou mesmo servir com antepasto de catupiry (aquele que ja postei aqui,).
Outra opção é misturar 200g do pesto com 70ml de coalhada seca e um pouquinho de raiz forte, e sirva com torradinhas. Fica delicioso!


É possível prepará-lo de várias formas: no liquidificador (como eu fiz), no pilão, no processador ou  na faca. Claro que essas últimas possibilidades requerem muito mais tempo e trabalho e ficam bem bonitas também.
Substitui o azeite (da receita tradicional) e acrescentei água gelada. O problema desta substituição é que ele vai durar menos, e as ervas oxidão rápido. Então, prepare e coma, não deixe muito tempo na sua geladeira.
Substitui também o pinoli por amendoas (era o que eu tinha no armário!), com castanhas mais oleosas o pesta fica mais rico, faça com pinoli, castanha do para, ou nozes.
Vale a pena preparar!
Ingredientes:
1 xicara de  folhas de manjericão 
1 xicara de folhas de hortelã 
2 dentes de alho
100g de queijo minas ralado 
50g de amêndoas laminadas
sal a gosto
uma pitada de pimenta do reino moida
100ml de azeite 
20g alcaparras dessalgadas
quanto basta de água gelada para dar o ponto

Modo de Preparo:
Leve todos os ingredientes a um processador ou liquidificador, bata bem.




Fonte: pequeno dicionário da gastronomia e revista gula - almanaque

Comentários

Postagens mais visitadas