Ovo Poche

 Uma preparação delicada que vai bem por cima do pão fresquinho na hora do café da manhã, servida numa salada de folhas e bacon no almoço ou mesmo dentro de uma tigela de caldo reconfortante na hora do jantar.

serve: 1 pessoa
tempo de preparo: 15 minutos

Ingredientes
4 xícaras (chá) de água
1 colher (sopa) de vinagre
1 ovo gelado (fresco e orgânico)
uma pitada de sal e pimenta-do-reino

Modo de preparo

1. Em uma panela pequena, não muito funda, leve a água ao fogo médio. Quando começar a ferver, abaixe o fogo e coloque o vinagre.
2. Quebre o ovo em uma xícara. Com uma colher, forme um redemoinho na água, que não deve estar levantando bolhas, somente muito quente. Deslize o ovo delicadamente dentro do redemoinho. Depois de alguns instantes, no momento em que clara começa a firmar, mexa com cuidado com uma colher e envolva a clara em torno da gema, fechando o ovo.
3. Deixe cozinhar por 3 minutos, e caso queira uma gema mais dura, cozinhe por 5 minutos. Para testar o ponto, levante o ovo com uma escumadeira e pressione com o dedo para sentir a consistência.
4. Retire o ovo poché da água e coloque sob um pano de prato seco e limpo. Caso esteja cozinhando para mais gente, os ovos podem ser conservados dentro de uma tigela com água morna. Apare as bordas da clara e sirva em seguida, com uma pitada de sal e pimenta-do-reino moída na hora.


Fonte: Noz Moscada

Comentários