Lasanha de espinafre com molho branco


Lasanha é um tipo de massa salgada italiana em folhas ou tiras largas, para montar pratos em camadas.
A lasanha tradicional,é intercalada com massa, presunto, queijo e molhos.
Depois polvilhada com queijo ralado e gratinada no forno.
A massa da lasanha, pode ser preparada em casa, comprada pronta, sendo encontrada seca ou fresca.
Pode ser feita com farinha de trigo branca, integral ou de semolina. Também pode ser acrescida de cor, como verde, coloca-se espinafre.
Lasanha vem de lasagnum, o prato fino com bordas altas, usado na Grécia antiga. Ele então chegou às mãos dos romanos, que começaram a fazer uma receita em camadas, dentro dele.
Ela então ganhou o nome do local onde era preparada - lasagna. Assim passou a ser conhecida em toda a Europa.
Ficou um tempo esquecida até que voltou para ficar, depois que teve sua receita publicada, pela primeira vez, num livro inglês.




Recheio espinafre:


250g de ricota fresca 

1/2 pacote de espinafre congelado ou fresco 
75g azeitonas verdes picadas 

1 dente de alho picado

30g de uvas-passas brancas ou nozes picadas

30ml rum ou vinho branco seco

3 colher (sopa) de azeite

A seu gosto Sal e Pimenta-do-reino moída



Modo de preparo:

Lave o maço de espinafre sob água corrente. Separe as folhas e deixe de molho por 10 minutos em água com solução desinfetante ou vinagre. Reserve os talos para outra preparação (picado e refogado fica ótimo). Numa tigelinha, misture as uvas-passas com o rum para hidratar. Reserve. Descasque e pique fino o dente de alho. Reserve. Numa tigela grande, amasse a ricota fresca com um garfo. Tempere com sal e a pimenta-do-reino moída na hora. Leve ao fogo médio uma frigideira antiaderente. Enquanto ela aquece, transfira as folhas de espinafre para uma peneira — assim, as eventuais sujeirinhas ficam no funda da tigela com a água. Coloque as folhas na frigideira e vá mexendo aos poucos, até que estejam macias — mas não totalmente murchas. 



Transfira as folhas de volta para a peneira e pressione para retirar o excesso de água. O espinafre vai ficar mais crocante. Volte a frigideira ao fogo baixo, regue com um fio de azeite e junte o alho picado. Misture bem, sem deixar dourar, e tire a frigideira do fogo. Isso é importante para não ter perigo de o álcool pegar fogo e você se queimar. Junte as passas hidratadas e o rum. Volte ao fogo e misture até a bebida secar. Desligue o fogo e junte as folhas de espinafre. Tempere com o sal, pimenta-do-reino e misture o refogado à ricota amassada na tigela.



Molho Bechamel (molho branco)/Ingredientes:
1l de leite gelado

3 colheres (sopa) de farinha de trigo

3 colheres (sopa) de manteiga

Noz-moscada ralada 

Sal e Pimenta-do-reino (a gosto e moída na hora)


Modo de preparo:

Numa panela grande, derreta a manteiga. Junte a farinha e mexa vigorosamente com a colher de pau, por cerca de 2 minutos. Essa misturinha é chamada de roux e serve para engrossar molhos em geral. Coloque o leite gelado de uma vez e, com a ajuda de um batedor de arame, misture bem, até levantar fervura. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos, mexendo de vez em quando. No fim, tempere generosamente com noz-moscada, sal e pimenta-do-reino moída na hora.

e gratine no forno.
Montagem:
1 pct de massa de lasanha fresca 1 receita Recheio de ricota com espinafre 100g Queijo Muçarela ralado
100g Queijo parmesão ralado 1 litro de molho bechamel
A seu gosto sal e pimenta do reino moida
Modo de Preparo:
Monte a lasanha em um refratário, intercalando massa de lasanha fresca,
molho branco, queijos ralados e o recheio de espinafre. 
Termine com queijo
Sirva bem quente.

Comentários