Manchas de alimentos nas Roupas


Aguá quente x bicabornato
Produtos simples misturados à água quente conseguem resolver manchas mais complicadas.

- O bicarbonato de sódio em contato com as manchas, aquelas bolinhas que aparecem são, na verdade, gases que liberam a sujeira em uma reação química. O sódio é a base do sabão e de alguns outros produtos de limpeza.


Aprenda na tabela abaixo soluções caseiras e práticas para tirar até mesmo as sujeiras mais difíceis.

como tirar mancha











Manchas de Proteína:
entre elas temos a comida, o leite e latícinios em geral, ovo, gelatina, pudins, produtos corporais (suor, sanguem urina...), lama, cola branca e cola escolar.

Como remover:
Impreguine a mancha de água fria enquanto ela ainda estiver fresca.
Agitar o tecido na mão ou na máquina de lavar ajuda a mancha se soltar das fibras do tecido.
Em seguida, lave a peça em água morna - não em água quente.
Se a mancha persistir, impreguine novamente a mancha de água fria por no mínimo 30 minutos e depois lave a peça de novo.
Para remoção de manchas antigas ou secas, raspe o resíduo sólido, depois embeba a mancha em água fria com um sabão ou um produto próprio para tirar manchas de enzima antes de lavar a roupa. Você também pode tentar aplicar uma pasta de bicarbonato de sódio e água na mancha, deixando-a no tecido até a marca desaparecer. OU
Use Vinagre branco : Para remover manchas de suor e manchas causadas por xixi de animais de estimação, além de ajudar a combater os fortes odores. Para retirar as marcas de transpiração deixe a roupa de molho em água morna com vinagre branco.

Manchas de Tanino:
Entre elas temos as de café e chá, bebidas alcoólicas, refrigerantes, frutas e sucos, perfumes, tinta de caneta e verduras e legumes.

Como remover:
Enxague a mancha fresca com água fria ou se o tecido à água quente, derrame cuidadosamente água quente sobre a mancha a cerca de 60 cm dela. Depois, lave a peça com sabão, na temperatura mais elevada que as instruções contidas na etiqueta da roupa permitirem. Remover manchas mais antigas de tanino pode exigir o emprego de cloro líquido ou de alvejante para todo tipo de tecido, ou aplicação de uma pasta de bicarbonato de sódio, como é feito na remoção de manchas antigas de proteína.

Manchas à base de óleo:
Aqui há óleo de carro, graxa de porta de automóvel, óleo de cabelo, gorduras de cozinha (manteiga, óleo, maionese, azeite...).

Como remover:
Antes de lavar, remova a mancha com sabão líquido para limpeza pesada e um borrifador, ou sabão em pó, para molho misturado com bastante água, de modo a obter uma pasta que escorra. Aplique-a na peça e depois lave-a na temperatura mais elevada que as informações contidas na etiqueta da roupa permitirem.
Examine a peça antes de secá-la. ou

Para retirar manchas provocadas por gordura. Deixe o talco por 12 horas sobre a mancha e depois escove. Na maioria dos casos a mancha sai. Se isto não ocorrer, coloque mais talco, um mata-borrão e passe o ferro, bem em cima do mata-borrão. Se você não tiver talco, espalhe sal fino.


Manchas de corante e pigmento:
Como remover:
se o pigmento usado passou para o tecido durante a lavagem, lave novamente com um sabão para limpeza pesada em água morna ou quente. Para remover outras manchas de corante e pigmentos, trate-as antes de lavar com um sabão líquido para serviço pesado.
Enxague. Se a peça for branca ou de cor firme, impreguine a mancha com uma solução diluída de alvejante em pó para todo tipo de tecido, ou à base de cloro líquido, de acordo com as instruções da embalagem.

Para sua Roupa ficar mais branca:

Sol + sabão de coco: essa é a receita mais velha do mundo para branquear roupas. Onde há sol forte, deixe as peças de molho em água com um pedaço de sabão de coco. Se der para estendê-las sobre um gramado, melhor.
· O leite tira aquele amarelado da seda branca. Lave a peça. Deixe-a de molho por 30 minutos num balde com água e ½ litro de leite. Enxágue.
· Bicarbonato de sódio é melhor do que água sanitária para clarear tecidos delicados. Ponha na água do molho (à mão ou na máquina) 1 g de bicarbonato de sódio ou ½ copo de bórax (alvejante vendido em farmácias).
· Água e pedaços de limão ajudam a tirar o amarelo da roupa. Ferva a roupa nessa mistura.

Truques do tanque:

1. Para a peça de cor escura não desbotar
Na hora de lavar, acrescente um pouco de sal à água do molho. Outra dica é aproveitar a água em que você cozinhou espinafre. Mergulhe a roupa nessa água por dois minutos. Depois, lave normalmente.
2. Para as toalhas ficarem macias
Junte 2 colheres (chá) de bicarbonato ou ½ copo de vinagre na hora de enxaguar. E não se esqueça de colocar as toalhas m lugar bem arejado após o uso, isso evita a formação de fungos, aquelas manchas escuras que costumam aparecer nelas.
3. Para deixar panos de prato limpos
Coloque-os de molho por 30 minutos em 25 ml de alvejante sem cloro para cada 10 litros de água. Peças com barrados bordados, após o molho, devem ser enxaguadas com uma mistura de água e vinagre branco! Depois, lave normalmente.

Fonte: Livro, Casa Limpa e Arrumada, organize-se para cuidar da limpeza sem deixar de viver.
Site R7, mdemulher

Comentários