Tabelas que ajudam você - III - Brunch

Batizado - comemorando com brunch

Essa postagem também é uma continuação dos tipos de recepções de batizado.
Mais consistente que o café da manhã e menos formal que o almoço, o brunch vem ganhando cada vez mais espaço na comemoração do batizado.
Com estilo informal, o tipo de cardápio servido abrange as iguarias do café da manhã mais um ou dois pratos simples do almoço.
O serviço utilizado é o de buffet, onde os próprios convidados se servem. Como explicamos na postagem anterior, divida o buffet em ilhas para facilitar o acesso das pessoas.
No brunch é de grande importância contratar uma copeira para retirar e repor louças e alimentos, além de garçom para servir bebidas. Não é obrigatório, mas esses profissionais ajudarão muito para você poder curtir seus convidados e não se preocupar tanto com a logística da festa.
Quando for montar o cardápio do brunch, a primeira coisa que se deve levar em conta é se haverão mesas suficientes para todos os convidados. Se não houver, opte por um cardápio que não necessite de uso de faca.
Lembre-se que servir prato quente é bom quando se tem alguém para preparar e servir na hora, caso contrário opte por pratos frios, que possam ficar no buffet.
O cardápio também inclui refrigerantes e bebidas alcoólicas, como vinho branco e espumantes (se desejar você pode servir somente essa última). Um licor, de preferência digestivo, para o final da festa também agrada.
Para sobremesa, pode-se montar uma lindíssima mesa de doces com bolo confeitado.
O brunch pede um ambiente com decoração mais simples, sem exageros. Se possível, opte por um espaço claro, com iluminação natural, de preferência ao ar livre.








As quantidades informadas são referências de consumo médio por pessoa, não é regra. Tudo depende do perfil dos convidados.
Lembre-se que homens comem mais do que mulheres e jovens mais do que pessoas mais velhas. 
No inverno o consumo de alimentos tende a aumentar e no verão o de bebidas.

600ml de refrigerante
400ml de suco
200ml de água mineral
50ml de café
1 garrafa de licor para cada 10 pessoas
1 garrafa de vinho branco ou espumante para cada 2 pessoas
1 garrafa de espumante para cada 8 pessoas (se for servir somente para brindar)
200g de massa ou 1 sanduíche de metro para cada 6 pessoas
1 torta de 22cm serve até 10 pessoas (a quantidade de cada sabor deve ser suficiente para servir a metade do número de convidados)
4 a 6 salgadinhos assados
30g de salada verde
50g de pães diversos
25g de pães doces
3 unidades torradas
3 unidades de biscoitos
1 fatia de bolo simples
45g de frios e queijos
25g de patê
1 sachê de manteiga
1 sachê de mel
1 sachê de geleia
2 sachês de requeijão
100g de salada de frutas ou 120g de frutas frescas

Se for montar uma mesa de doces calcule:
100g de bolo
6 a 8 docinhos
1,5 bem-vividos
1 cupcake (pode substituir o bolo)


- Alimentos:
Três tipos de pães salgados, um tipo de pão doce, torradas, biscoitos amanteigados, pelo menos três tipos de frios (como presunto, peito de peru e salame) e dois tipos de queijos (mussarela e queijo branco), dois tipos de bolos simples, frutas frescas (se preferir, salada de fruta), salgadinhos assados, dois tipos de tortas salgadas, sanduíche de metro ou uma massa e salada verde.

- Não se esqueça:
Açúcar, adoçante, geleias, mel, requeijão, manteiga (ter margarina light também é uma boa, sempre tem alguém de dieta), patês e tempero para saladas.

Comentários