Tabelas que ajudam Você - almoço

Almoço Formal e Informal

O almoço de batizado tradicionalmente é formal, com serviço à francesa (servido por garçons), mas nada impede que ele seja feito com serviço à americana (mais informal, sendo que os próprios convidados se servem).
Ele pode ser precedido por um coquetel, que é servido aos convidados na chegada e em pé, em ambiente diferente de onde será servido o almoço.
Vamos explicar melhor cada tipo de serviço para facilitar na sua escolha:

Almoço formal
É mais elegante e tradicional.
A mesa deve estar impecável, de preferência forrada com toalhas de linho ou cambraia. Passadeiras ou jogos americanos mais sofisticados também são bem-vindos. Decore a mesa com vasos baixos (no máximo 35cm de altura) para não atrapalhar a visualização dos convidados sentados em torno da mesa durante a conversa. Opte por flores com perfume suave, para não interferir no aroma dos alimentos.
Os guardanapos de tecido não precisam ser iguais a toalha, mas devem harmonizar com a mesma. Eles ficam em cima do sousplat ou à esquerda das facas.
O sousplat é colocado com uma distância de 3cm da borda da mesa. Ele serve de apoio para os pratos e também para não deixar o local vazio entre a troca dos mesmos (antes de servir a sobremesa, ele é retirado da mesa).
A mesma distância da borda serve para os talheres, que devem estar paralelos ao sousplat. À esquerda vão os garfos e à direita as facas e colher. Eles seguem a ordem do cardápio, de fora para dentro.
Talheres de sobremesa ficam acima do sousplat (o garfo com os dentes apontados para direita e a colher, acima dele, apontando para esquerda). Mas isso não é regra. Os talheres de sobremesa não precisam necessariamente ficar na mesa desde o início do almoço.
O pratinho de pão fica do lado esquerdo do prato, acima dos garfos, já com sua espátula para manteiga apoiada na borda superior e a com a lâmina voltada para o centro do prato.
As taças ficam do lado direito. Elas podem ser arrumadas na diagonal em relação ao sousplat. de forma triangular ou em linha reta acima das facas. A maior é para água, a intermediária é para vinho tinto e a menor para vinho branco.
Se for servir espumante durante a refeição junto com as outras bebidas, ela deverá ficar atrás da taça de vinho tinto e da água. Se for servir só espumante, sua taça ficará à direita da de água.
Os lugares são marcados com o nome dos convidados. O suporte (placement) com o cartão com o nome dos convidados deve ficar acima dos pratos.

 
Clique nas imagens para ampliar

A distribuição dos convidados à mesa é feita da seguinte maneira: anfitriões na cabeceira, convidados de hora (no caso os padrinhos) à sua direita (convidado de honra ao lado da anfitriã e convidada de honra ao lado do anfitrião). Em mesas redondas vale o mesmo, convidados de honra à direita dos anfitriões.
Para os outros convidados à regra é misturar pessoas. Sinceramente, eu acho essa regra horrível, colocar quem não se conhece ou sem afinidades na mesma mesa, normalmente só serve para deixar as pessoas mudas e sem graça. Devemos ter em mente que nem todos os convidados são extrovertidos.
A distância entre um lugar e outro deve ser entre 50 e 75cm.
Se houver mais mesas, o espaço entre elas deve ser suficiente para a circulação de garçons e copeiras.

Clique na imagem para ampliar

Para o serviço formal, calcule 1 garçom para cada 10 pessoas e 1 copeira para cada 6 garçons. Eles devem estar vestido impecavelmente.
Os garçons servem a comida pelo lado esquerdo. Os pratos são recolhidos e repostos pelo lado direito.
No almoço formal três tipos de pratos são suficientes (entrada, prato principal e sobremesa). As bebidas devem harmonizar com os alimentos servidos.
Os convidados de honra são servidos primeiro, depois os demais e por último os anfitriões.
As bebidas também seguem essa mesma ordem e são servidas pela direita. Mesmo que não vá servir mais um tipo de bebida, a taça continua na mesa.
Ao final da refeição a copeira deve retirar primeiro os pratos (sem empilhar) e depois as taças, para que os convidados continuem degustando sua bebida.

Almoço informal
É mais prático e descontraído.
O serviço à americana ou buffet é a melhor escolha para esse tipo de recepção informal. Também é ótimo para um número maior de convidados.
O ideal é montar três ilhas para os convidados se servirem (uma para saladas, outra para alimentos quentes e uma com bebidas). Cada ilha deve ser organizada em uma sequência lógica para facilitar o serviço.
Na de alimentos coloque os pratos no início da ilha, depois os alimentos já fatiados (de preferência com informação da descrição do prato) com seus talheres de servir. Termine com os talheres de mesa e guardanapos. Na de bebidas, primeiro os copos e depois os líquidos.
Caso opte por uma só ilha, comece os pratos, os alimentos frios, alimentos quentes, talheres, guardanapos, copos e bebidas.
Ao montar as ilhas de alimentos, procure organizar as travessas deixando espaço entre uma e outra para que o convidado possa apoiar o prato e ficar com as mãos livres para se servir.

Clique nas imagem para ampliar

As sobremesas podem ficar desde o início em uma ilha também ou servidas depois.
Se desejar, não precisa de uma ilha de bebidas. Garçons podem fazer esse serviço.
Pense bem no tipo de cardápio que for servir nesse tipo de serviço. Caso não tenha mesas suficientes para todos, pense em um cardápio que dispense o uso da faca.
Copeiras são essenciais para retirar e repor louças durante o almoço. Além de verificar e abastecer sempre as ilhas com alimentos.
Caso opte por garçons para servir a bebida, um para cada 15 convidados é o suficiente. Quanto as copeiras, 2 são suficientes para abastecimento e organização.

O cardápio do almoço
Ao planejar o cardápio, deve-se prestar atenção em alguns detalhes:

- Clima: dias frios pedem alimentos com sabores mais fortes, já dias quentes sabores mais suaves;
- Texturas: alterne o cardápio (se um prato for líquido, o próximo deve ser sólido ou se se a for um alimento pastoso, sirva um crocante após);
- Cor: alterne também para não ficar monótono;
- Variedade: não repita o mesmo estilo de prato (se servir camarão na entrada ou no coquetel, não sirva no prato principal);
- Sabor: alterne os sabores (um picante, depois um suave).

Cálculo das quantidades do que servir no almoço
As quantidades informadas são referências de consumo médio por pessoa, não é regra. Tudo depende do perfil dos convidados.
Lembre-se que homens comem mais do que mulheres e jovens mais do que pessoas mais velhas. No inverno o consumo de alimentos tende a aumentar e no verão o de bebidas.
Se houver coquetel antes, as pessoas tendem a comer menos o prato principal.
Para o almoço o cálculo médio é de 400g por pessoa. Mas é sempre melhor sobrar do que faltar.
No final da refeição sirva café, chá e licor.

400ml de refrigerante
200ml de água
1 garrafa de licor para cada 10 pessoas
1 garrafa de vinho tinto para cada 3 pessoas
1 garrafa de vinho branco ou espumante para cada 2 pessoas
1 garrafa de espumante para cada 8 pessoas (se for servir somente para brindar)
10 a 15 unidades de canapés
30g de salada verde
120g de vegetais
150g de arroz cozido
150g de massa como acompanhamento
200g de massa como prato principal
200g de carne vermelha ou branca
250g de peixe
120g de sobremesa

Se for montar uma mesa de doces para sobremesa calcule:
100g de bolo
6 a 8 docinhos
1,5 bem-vividos
1 cupcake (pode substituir o bolo)

Comentários