Minestra

As Minestras são um tipo de sopa que tem origem nas cozinhas das populações rurais italianas. Aos caldos misturavam verduras e legumes e às vezes pastas ou grãos, ganhando um prato que alimenta e aquece. Aqui no Brasil, temos a famosa Sopa de Legumes, cozida em caldo e normalmente acrescida de um macarrão de formato pequeno (ave maria, padre nosso, argolinha, conchinha); bem parecida com a Minestra Clássica típica da região da Calábria.
O restaurateur Benny Goldenberg do bom restaurante italiano Mangiare Gastronomia (já fiz post sobre o restaurante aqui) aproveitou a chegada do inverno e oferece até o dia 28 de julho um Menu de Minestras. São cinco versões, quatro clássicas e uma desenvolvida por ele.
Minestra di Riso e Fagioli – típica da Toscana - leva Feijão Branco, Arroz e Tomati Pelati.
Minestra de Zucchini, Cacio e Uova  - tradicional da Campania (receita abaixo) – abobrinha (moída depois do cozimento), ovos triturados e queijo
Minestra di Ceci e Costine de Maiale  - do Piemonte - caldo à base de grão-de-bico e costela de porco
Minestra Clássica - típica da Calábria – é nossa tradicional sopa de legumes, preparada com vegetais cozidos no caldo de frango com seme di melone, massa pequena, com formato de semente de melão.
Minestra Della Famiglia - versão da casa – caldo com vegetais, presunto cru, macarrão e pesto de manjericão.


Minestra de Zucchini Caccio e Uova – Campania
(4 porções)
5 Abobrinhas Italianas
50 gramas de banha de porco
30 gr de salsinha
Parmesão de boa qualidade ralado a gosto
2 ovos caipiras
Azeite
Folhas de Manjericão
Sal e pimenta a gosto
 Modo de Preparo:
Lave as abobrinhas, seque, tire as pontas e corte em cubos grandes. Coloque no fogo uma panela com a banha e duas colheres de sobremesa de azeite, até derreter a gordura. Junte a abobrinha e doure por 5 minutos. Cubra em seguida com um litro de água já quente, salgue e cozinhe com tampa por cerca de 45 minutos, até desmanchar a abobrinha (use um fouet caso necessário, para deixar o creme mais liso ou então bata no liquidificador). Depois de cozido, desligue o fogo e deixe esfriar um pouco.
Em um recipiente à parte, triture a salsinha e 3 folhas grandes de manjericão (mais se forem pequenas). Em seguida, misture os ovos e o parmesão e bata bem com um garfo. Quando a sopa com a abobrinha já estiver morna, acrescente esse creme de ovos mexendo vigorosamente e volte ao fogo baixo para aquecer levemente. Cuidado para não cozinhar o ovo, ele deve incorporar-se ao creme para engrossá-lo por igual. Sirva com uma fatia de pão com manteiga bem tostado.

Site: Cuecas na cozinha

Comentários