Semifredo de Framboesa

Semifredo preparado pela professora Carolina Coelho, no curso de gastronomia da Unifran.



Ingredientes
3 ovos
2 gemas
1 colher de chá de baunilha
1 copo de açúcar (220 gramas)
2 copos de creme de leite fresco (500 ml)
600 gramas de morangos
2 colheres de sopa de açúcar
modo de preparo

1. Primeiro lave os morangos e depois corte os cabinhos. Não inverta a ordem pois se lavar os morangos depois de cortar os cabinhos, eles ficarão encharcados de água. Ponha os morangos na vasilha do processador, adicione as 2 colheres de açúcar e processe até formar uma calda. Reserve.
2. Numa vasilha grande, ponha os ovos, as gemas, o copo de açúcar e a baunilha. Prepare uma panela media, com 3 dedos de água dentro, e ponha a vasilha em cima. A vasilha não deve tocar a água. Ligue o fogo médio. Usando uma batedeira elétrica manual, ou um bom fouet (força nos braços!), bata o creme sem parar por uns 6 a 8 minutos, até ele triplicar de volume e formar uma mousse leve e clarinha. Cuidado para não deixar o creme desatento (i.e. sem bater, pois as gemas vão cozinhar!).
3. Retire a vasilha do banho-maria e continue batendo até o creme estar à temperatura ambiente, mais uns 6 a 8 minutos.
4. Agora bata o creme de leite fresco em ponto de chantilly. Adicione delicadamente o chantilly ao creme de ovos. Despeje no pirex (35 cm).
5. Enfim a parte divertida! Com cuidado, vá entornado o creme de morangos por toda a superfície do creme. Pegue uma faca, ou um palito, e faça desenhos circulares, tomando cuidado para fazer movimentos de baixo para cima (como a calda de morangos é mais pesada, ela afunda no creme). Use toda a superfície do pirex. Leve ao freezer por no mínimo 6 horas. Retire do freezer e ponha na geladeira 30/45 minutos antes de servir.

O semi-freddo deve ser guardado no freezer, só sendo retirado um pouco antes de servir.

Comentários