como calcular quantidades de alimentos para sua Festa!

Massa recheada

Um cardápio com apenas uma opção de massa recheada pede o cálculo 200g por pessoa e 200 ml de molho por pessoa (ou 1 litro de molho para cada 1 kg de massa).

Massa seca

No caso da massa seca como estrela do menu, o cálculo deve ser de 100g por pessoa (depois de cozida, o peso aumenta) e 250 ml de molho por pessoa (a massa seca pede mais molho que a recheada.

Massa + proteína

Quem opta por servir uma massa acompanhada de proteína deve consider a conta de 120 g de massa por pessoa e 180 gramas de proteína por pessoa.

Proteína + guarnições

A opção pelo prato de proteína e acompanhamentos pode ser calculada segundo os números abaixo. Proteína = 200g por pessoa Farofa = 60g por pessoa Arroz cru = 40g por pessoa Guarnição total = 160g por pessoa (distribuídos entre as diferentes opções.
 Vinho Uma garrafa de vinho (750 ml) rende 6 taças, mas você conhece os convidados e sabe o quanto eles bebem.

Churrasco

Primeiro você precisa considerar que é uma refeição longa, com duração de até seis horas e isso muda as coisas, porque os convidados matam a fome e, umas horas depois, podem querer recomeçar. Outra coisa importante é que tem sempre a linguicinha, o pão com alho, o queijo, a farofa, tudo isso precisa entrar no cálculo total, que é de 600g por pessoa, incluindo carne, aperitivos e acompanhamentos. Mas a quantidade para homens e mulheres é diferente – e não se trata de sexismo, é só a constatação de que homens costumam comer mais que mulheres.

Carne:  Na hora de organizar o churrasco, lembre da quantidade de homens e mulheres que estarão presentes. Cada homem come, em média, 400g de carne e cada mulher 300g.  

Acompanhamentos  Atenção na hora de escolher a variedade de opções para acompanhar o churrasco, calcule 200g por pessoa (distribuídos entre as diferentes opções) 

Carvão:  1 saco de carvão é suficiente para grelhar de 5 kg a 6 kg de carne. A maneira de armazenar o saco de carvão depois de aberto é muito importante, principalmente na praia, pois não pode pegar umidade. A dica é embalá-lo em saco plástico. 

Sobremesa :  Para muita gente, a sobremesa é o ponto alto da festa. Então, é preciso caprichar.  Para saber o número certo de doces é preciso definir quantas opções de sobremesa serão feitas. Se tiver apenas um doce, calcule 120g.  A regra tem uma exceção. No caso do sorvete, geralmente o favorito dos convidados, o cálculo muda.

Sobremesas cremosas: Calcule 60g por pessoa para cada opção de doce cremoso servido. 

Frutas: As frutas também sãu uma opção saborosa, 30g por pessoa é a quantia ideal.

Tortas e bolo: No caso das tortas ou bolos, cada pessoa come, em média, 1 fatia

 Cerveja = Quando a bebida escolhida for a cerveja, atenção: Lata = 3 a 4 latas de 300 ml por pessoa. Garrafa = Uma garrafa (750 ml) rende 6 taças, mas você conhece os convidados e sabe o quanto eles bebem. Chope = Calcule 1,5 a 2 litros por pessoa. Vai te ajudar saber que 20 litros de chope rendem 66 copos de 300 ml. 

 Não alcoólicos : Sempre existem convidados que não consomem bebidas alcóolicas, então, aposte na variedade de opções para este grupo. Na hora de contabilizar a quantidade de água (com ou sem gás) faça a estimativa de 500 ml por pessoa. No caso dos refrigerante e sucos o número muda para 300 ml por pessoa.

 Gelo: Gelo não pode faltar e a melhor forma de gelar bebidas para a festa é utilizar  um isopor grande, cheio de gelo. Para acelerar o processo, acrescente sal grosso e álcool. A medida ideal é a seguinte: 10 kg de gelo + 550g de sal grosso + 500 ml de álcool. Comece a gelar as bebidas quatro horas antes do início da festa.

 Quantidade:  Para uma festa com 20 pessoas tenha 4 sacos de gelo de 5kg. Um saco de gelo de 5 kg é suficiente para encher uma champanheira que comporta 3 garrafas de espumante. Não esqueça de manter um saco de gelo extra no freezer.

 Gelo limpo:  Não esqueça de gelo limpo para as bebidas que levam gelo no copo. Calcule 1 kg de gelo para cada litro de bebida destilada ou servida “on the rocks”.

Comentários