Como faço aquele bolo perfeito?

É final de tarde e aquele cheirinho adocicado de bolo invade e se espalha pela casa toda.
A sensação é uma das mais agradáveis mas pode ter o efeito totalmente inverso se na hora de abrir a porta do forno, você se deparar com uma das seguintes surpresas: a massa solou, não cresceu ou a parte de cima está queimada e o recheio ainda cru. Já perdi a conta de quantas vezes isso ocorreu em casa.
Nem sempre preparar um bolo termina como queriamos, por mais que sigamos a receita ao pé da letra.
Se você passa ou já passou por situações assim, não se preocupe.

Selecionei algumas dicas de como preparar aquele bolo perfeito.
Dicas básicas

1) Use sempre produtos de boa qualidade. Eles fazem toda diferença no seu bolo.
2)  Utilize farinha sem adição de fermento, já que cada receita pede uma quantidade específica.
Procure peneirar este ingrediente para se certificar de que não há nenhum resíduo e para deixá-lo aerado, e fazer com que o bolo cresça melhor.
3) Cada receita pede um tipo de açúcar, geralmente é o açúcar refinado. Peneire antes de usar e não exagere na quantidade, ela pode tornar o bolo pesado e prejudicar o crescimento.
4) Algumas receitas pedem leite ou iogurte, eles servem pra deixar o bolo mais úmido.
5) Manteiga não é margarina. Use sempre manteiga, até para untar a forma. A margarina tem origem vegetal, passa por um processo de hidrogenação que converte uma parte das gorduras insaturadas em trans-saturadas (gordura trans).
6) Se a receita pedir óleo, dê preferência ao de girassol ou canola. Dará certo se você fizer com o de soja, porém o de canola e o de girassol não deixam nenhum sabor residual e deixam a massa mais leve.

7) Use os ovos sempre em temperatura ambiente, e procure mantê-los em um local arejado . Quebre um a um antes de colocar na massa, assim você se certifica que eles não estão ruins.
Você pode deixá-los na geladeira, mas na hora de utilizá-los, devem estar em temperatura ambiente.

8) Se a receita pedir claras em neve, acrescente-a levemente ao bolo, e somente antes do fermento, sua função será de aerar e dar leveza ao bolo.
Procure bater a massa em velocidade baixa e alternar os ingredientes secos e líquidos.
Você precisa misturá-las delicadamente. São elas que fornecem o ar, dando leveza à massa.

9) Fermento em pó: fique sempre atenta ao prazo de validade. Geralmente o fermento é o último ingrediente que você vai adicionar à massa. Sempre incorpore lentamente.
Guarde o fermento fora do refrigerador e preste atenção na data de validade.Conservado na geladeira, ele sofre alterações e tem sua ação diminuída. Se estiver vencido, o bolo pode não crescer.

10) Quando a receita pedir cacau em pó não troque pelo achocolatado.
11) Forma do bolo: cada receita pede um tamanho de forma. Fique sempre atenta ao escolher a sua, verifique a quantidade de ingredientes. Não deixe a massa alcançar o topo da forma, já que seu bolo irá crescer e as chances dele vazar são grandes.

12) Não esqueça de untar a forma com manteiga e polvilhar farinha para evitar que o bolo grude nos lados e na base desta forma.

13) Não esqueça de preaquecer o forno na temperatura para assar. Acenda o forno antes de começar a fazer a massa do bolo(pelo menos 10 minutinhos antes).
Mantenha uma média de 180 ºC e só abra a porta quando estiver bem perto do tempo indicado pela receita.

14) Não deixe, por nenhum tempo, a massa do bolo esperando para assar.

15) Depois de colocar o bolo no forno, não abra a portinha por pelo menos 15 minutos, pois o ar mais frio pode fazer com que o bolo não cresça como deveria.

16) Fique atenta à temperatura e ao tempo de cozimento indicado para que seu bolo cozinhe por dentro e fique douradinho na parte de cima. Se o forno estiver quente demais, a massa pode ficar crua por dentro.

17) Para saber se o bolo está pronto, faça o teste do palito. Ele deverá sair sequinho.
15) Se você achar que o bolo está muito corado e a massa ainda muito líquida, faça o seguinte: cubra a forma com papel alumínio e aguarde mais alguns minutos, faça o teste o palito depois de alguns minutos.

16) E na hora de desenformar, segure a ansiedade e espere o bolo esfriar.

Fonte: Blog quitandoca, casamenteiras, casa e jardim, livros de gastronomia.

Comentários

Postar um comentário