O nome do prato - Filé à Wellington: Homem de seu tempo, o britânico Arthur Wellesley (1769-1852), também conhecido como duque de Wellington, foi um influente general e político inglês. "Queridinhos" da alta cúpula da realieza britânica, sua birlhante carreira militar alçou-o ao cargo de primeiro ministro. Respeitadíssimo como estrategista, combateu o bloqueio continental imposto por Napoleão, enfrentando os franceses em Portugal e na Espanha. Mas o que um homem com esse perfil teria a ver com gastronomia?
Nada, á execeção do prato que batizou. Na verdade, Wellesley não dava a mínima para a comida. Era tão pouco gourmet que, reza a lenda, levava seus cozinheiros a pedirem demissão, tamanha seu indiferença em relação às refeições.
O filé de origem francesa que leva seu nome surgiu meramente de uma coincidência: uma vez finalizado, adquire o formato de um cilindro marrom brilhante. Exatamente, diz-se, como as botas do general, que era maníaco pela limpeza das mesmas.
Este filé eu preparo seguindo a mesma teoria, ou a mesma base do bife wellington.
Um file mignon selado ( dourado por fora e cru por dentro), resfriado, envolto de uma massa folhada e assado.Um verdadeiro tombo!
Você pode usar a mesma base desta receita e trocar o recheio. Substuindo as pêras, os cogumelos, o presunto cru e o gorgonzola por ingredientes de sua preferência.
Filé Mignon com pêras e gorgonzola
Ingredientes
1 peça de filé-mignon limpa (1,4 kg)
Sal e pimenta-do-reino a gosto
3 pêras, sem casca, picadas em cubos
2 colheres de sopa de farinha de rosca
300 g de queijo gorgonzola esmigalhado
700 g de shitake e shimeji em fatias
3 dentes de alho
3 dentes de alho
1/4 de xícara de azeite
10 fatias de presunto cru
10 folhas de salvia
1 pitada de cravos-da-índia em pó
1 pitada de louro em pó
10 folhas de salvia
1 pitada de cravos-da-índia em pó
1 pitada de louro em pó
1 pacote Massa folhada
Folhas de sálvia fritas para decorar
Folhas de sálvia fritas para decorar
Opcional: 2 zimbros esmigalhados ou cardamomo em pó para temperar os cogumelos.
DICA: as pêras podem ser substituídas por carambolas.
Modo de preparo
Tempere com sal e pimenta-do-reino.
Em uma frigideira, aqueça bem e sele a carne, sem cozinha-la. Importante que a carne crie uma cor por fora e por dentro ainda esteja cura. Resfrie em refrigerador.
Abra a carne em manta.
Em uma frigideira, leve ao fogo médio o azeite, o alho picado, os cogumelos, a sálvia, o louro e o cravos, mexendo às vezes, por 5 minutos. Tempere com sal.
Em uma frigideira, leve ao fogo médio o azeite, o alho picado, os cogumelos, a sálvia, o louro e o cravos, mexendo às vezes, por 5 minutos. Tempere com sal.
Sobre a carne aberta, espalhe as fatias do presunto cru, depois a pêra picada, o gorgonzola, os cogumelos e polvilhe com a farinha de rosca. Enrole.
Abra a massa folhada e coloque a carne, enrole como um envelope, fechando as pontas para dentro.
Em uma assadeira, leve ao forno quente (200 ºC), pré-aquecido, por 30 minutos ou até ficar macio.
Rende 8 porções.
Receita: Carol Coelho
Foto/imagens: Gnt
Aceito um convite pra comer isso aí hein!
ResponderExcluireste aqui a helo tb vai gostar!!! a gente pode combinar de fazer aqui em casa quando vcs dois aparecerem!!
ResponderExcluir