beef wellington


Prato Britânico, é uma preparação de filé mignon revestidas com patê (muitas vezes pâté de foie Gras) e duxelles, que é então envolto em massa folhada e assados. 
Este foi o prato ensinado pela professora Carolina Coelho, no Centro Universitário Barão de Mauá na disciplina de cozinha Européia, na cozinha da Grã Bretanha


cogumelo porcini desidratado ................................................................................. ½ xíc.
água fervente ............................................................................................................ ½ xíc.
filet mignon ........................................................................................................ 1 peça peq
sal / pimento-do-reino ................................................................................................... q.b.
manteiga ............................................................................................................... 3 colh (sopa)
cebola roxa brunoise ............................................................................................... 1 uni peq
alho brunoise ............................................................................................................. 2 dentes
cogumelo paris .......................................................................................................... 200 g
tomilho picado ........................................................................................................... 2 colh (sopa)
patê de fígado de galinha ou de pato ..................................................................... 80 – 100 g
presunto cru fatiado .......................................................................................... 80 – 100 g
massa folhada ............................................................................................................. 400 g
farinha de trigo .................................................................................................... q.b.
ovo (levemente batido) ..................................................................................... 1 uni
cozinha européia e das américas
profa. Esp. Sabrina Galli 18
Misturar o porcini com a água fervente e deixar tampado por 30 min. Picar bem e reservar. Deixar a água que sobrou decantar, e desprezar os sedimentos que sobrarem. Reservar a água.
Temperar o filet mignon, aquecer metade da manteiga e selá-lo bem de todos os lados em uma frigideira grande. Deixar resfriar.
Derreter o restante da manteiga e suar a cebola, depois juntar o porcini hidratado e picado, o alho, a água do porcini, o cogumelo paris fatiado, e cozinhar mexendo com frequência, até que a mistura fique mais enxuta. Temperar com sal, pimenta e tomilho, e reservar para resfriar.
Misturar o patê aos cogumelos, e acertar o tempero.
Montagem:
Cobrir uma bancada com filme plástico, dispor metade do presunto, metade do patê com cogumelos embaixo do filet e metade em cima, cobrir com o restante do presunto. Embalar tudo em filme plástico, e manter sob refrigeração por algumas horas.
Em forno pré-aquecido a 210°C, assar uma base de massa folhada para o filet.
Retirar o filme plástico do filet e pincelá-lo todo com ovo levemente batido. Colocar sobre a base de massa assada, e cobrir totalmente com mais massa folhada. Pincelar com o ovo restante e levar em forno pré-aquecido a 200°C por 25 a 35 min. Retirar do forno e deixar descansar sobre grelha por 10-15 min antes de servir.

Comentários

Postagens mais visitadas