Sugestão para o Reveillon


A professora de gastronomia, carolina coelho, sugere o seguinte cardápio para o o REVEILLON.





MACARRÃO COM SALMÃO DEFUMADO 

 Ingredientes350 g de macarrão linguine (ou outra massa longa de grano duro)
100 g de salmão defumado (cerca de 4 fatias)
1/2 xícara (chá) de creme de leite fresco
1 xícara de molho bechamel
raspas de 1 limão siciliano
2 ramos de ervas frescas
sal a gosto
pimenta rosa a gosto
Modo de Preparo1. Leve ao fogo alto uma panela grande com cerca de 4 litros de água para ferver. Assim que ferver, adicione 2 colheres (sopa) de sal, acrescente o macarrão e deixe cozinhar conforme as instruções da embalagem.
2. Enquanto o macarrão cozinha, prepare os ingredientes do molho: desembale o salmão defumado e transfira para uma tábua; dobre as fatias ao meio e corte em tiras finas de cerca de 1 cm de espessura; faça as raspas do limão e debulhe as folhas de endro do ramo.
3. Assim que estiver cozido, reserve 1 xícara (chá) de água do cozimento e passe o macarrão pelo escorredor. Reserve.
4. Numa frigideira grande, coloque o creme de leite fresco e leve ao fogo médio - o creme de leite deve aquecer junto com a panela para não correr o risco de queimar. Quando começar a ferver, junte as tiras de salmão, tempere com sal a gosto e deixe cozinhar por cerca de 3 minutos.
5. Desligue o fogo, junte as raspas de limão, e o macarrão cozido. Misture e junte a água do cozimento reservada para deixar o molho mais fluido. Sirva a seguir com folhas de errvas frescas a gosto.
 


Sopa de morango 

Ingredientes
250 g de morango (1 caixa)
1 colher (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de manteiga
¼ de xícara (chá) de rum ou licor de laranja
Sorvete de creme (para servir)
Modo de preparo
 Lave, descarte os cabinhos e corte os morangos ao meio, no sentido do comprimento.
Coloque a manteiga em uma frigideira média e leve ao fogo médio para derreter. Quando começar a espumar, junte os morangos cortados, polvilhe com o açúcar e deixe cozinhar por cerca de 2 minutos, mexendo de vez em quando até o açúcar derreter.
Retire a frigideira da boca do fogão e mantenha a chama acesa. Coloque o rum em uma concha, aproxime da chama e incline levemente para que o rum pegue fogo. Leve a concha com o rum em chamas à frigideira e regue sobre os morangos. Volte a frigideira ao fogo médio e deixe flambar até o fogo apagar, por cerca de 1 minuto - o rum dá sabor aos morangos e o álcool evapora com o fogo.
Transfira os morangos para um prato e sirva a seguir, ainda quente, com sorvete de creme.


x

Comentários