Croissant

A palavra francesa croissant significa crescente ou meia-lua e existe uma história de um padeiro do século XVII que conta que, enquanto ele trabalhava em sua padaria na cidade de Viena e a mesma estava sitiada por turcos, ele ouviu uns ruídos estranhos e depois de investigar se deu conta que a cidade estava sendo invadida através de túneis.
Graças a ele a cidade foi salva e, como prêmio, deram-lhe os direitos exclusivos para vender uma massa com forma de meia-lua (o símbolo da bandeira turca). Isso é uma “mitologia culinária”, é claro, pois as referências históricas mais recentes dessa massa são encontradas no ano de 1853.
Durante muitos anos foram servidos croissants na França no café da manhã, acompanhados de uma boa xícara de café, mas, a partir de 1970, os franceses resolveram impor os croissants em contrapartida aos hambúrgueres norte-americanos que começavam a invadir seu território. Foi assim que criaram os croissants recheados com presunto, doces ou outros ingredientes.
Essa deliciosa massa tornou-se o novo ícone do fast-food francês. Hoje em dia podemos encontrar essa especialidade da culinária francesa em muitos cafés da manhã, almoços ou lanches no mundo todo.
Ingredientes
500 g de farinha de trigo
25 g de fermento biológico fresco ou 8 g de fermento biológico seco
125 ml de água
125 ml de leite
50 gramas de açúcar
10 gramas de sal
1 ovo
PARA FOLHAR: 300 gramas de manteiga sem sal
Modo de preparar
1. Misture o açúcar e o sal ao fermento, e mexa até que fique líquido.
2. Acrescente a água e o leite, o ovo e a farinha de trigo até soltar das mãos.
3. Amasse o suficiente para obter uma massa lisa, macia e homogênea.
4. Deixe descansar por aproximadamente 30 minutos.
5. Abra com o rolo sobre uma superfície polvilhada com farinha de trigo no formato de retângulo, e espalhe a manteiga gelada sobre 2/3 da massa, tomando cuidado para deixar as bordas livres (1,5 cm aproximadamente).
6. Dobre inicialmente 1/3 da massa (aquele sem manteiga) sobre o terço do meio com manteiga; dobre então o terceiro terço sobre a parte previamente dobrada, que será uma superfície só de massa.
7. Abra novamente um retângulo, e leve à geladeira por 30 minutos.
8. Repita o processo mais uma vez.
9. Por fim, abra a massa na forma de um retângulo e divida em triângulos, dando o melhor aproveitamento possível, pois a massa não poderá ser aberta novamente.
10. Enrole a massa a partir do lado mais largo do triângulo, e para finalizar, faça uma leve curvatura (meia-lua).
11. Arrume os croissants numa assadeira untada com manteiga.
12. Bata um ovo e pincele os croissants.
13. Deixe crescer por 30 minutos.
14. Asse em forno preaquecido a 200 ºC até dourar.

Comentários