Panqueca de banana da Rita Lobo

Ingredientes

2 bananas-nanicas maduras

2 ovos

1 colher (chá) de manteiga

¼ de colher (chá) de fermento em pó

¼ de colher (chá) de canela em pó

¼ de xícara (chá) de castanha-de-caju torrada, sem sal picada grosseiramente

mel a gosto para servir

Modo de preparo

1. Pique grosseiramente a castanha-de-caju. Descasque e transfira a banana para um prato fundo (ou tigela). Amasse bem com um garfo até formar um purê rústico. No total, você vai precisar de cerca de ⅓ de xícara (chá) de banana amassada.

2. Numa tigela pequena, quebre os ovos e bata para misturar a gema com a clara. Junte os ovos batidos ao purê de banana, acrescente o fermento e a canela. Mexa com o garfo para misturar - o resultado é uma massa bem líquida.

3. Leve ao fogo médio uma frigideira antiaderente para aquecer. Acrescente a manteiga e deixe derreter. Com uma concha pequena, coloque uma porção de massa delicadamente para não espalhar pela frigideira - cozinhe até 3 porções de uma só vez, deixando espaço entre uma panqueca e outra. Diminua o fogo e deixe cozinhar por cerca de 1 minuto, até as bordas ficarem douradas e a panqueca quase cozida - o meio ainda deve estar úmido. Se quiser incrementar sua panqueca com castanhas ou chocolate picados esta é a hora!

4. Com uma espátula, vire as panquecas e deixe cozinhar o outro lado por mais um minuto. Transfira para um prato e repita com o restante da massa. Sirva as panquecas ainda mornas com mel e a castanha-de-caju picada.

Comentários

Postagens mais visitadas